Bate-papo de cinema Pontos MIS deste sábado exibe o longa-metragem S. Bernardo

Em parceria com a Prefeitura de Bragança Paulista, o Pontos MIS, programa de difusão cultural do MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, apresenta na edição deste sábado (06), em parceria com a SP Cine Play, às 15h30, o filme S. Bernardo, dirigido por Leon Hirszman.

Em comemoração ao Dia do Cinema Nacional, celebrado no dia 19 de junho, o programa exibirá, em três dos quatro sábados de junho, uma sessão digital com filmes brasileiros consagrados no cenário cinematográfico nacional.

Dando início as celebrações, o filme S. Bernardo, baseado no clássico romance de Graciliano Ramos com trilha sonora de Caetano Veloso, acompanha a trajetória de Paulo Honório, um modesto caixeiro-viajante que enriquece, compra a fazenda S. Bernardo e contrata casamento com Madalena, a professora da cidade.

O conflito se estabelece quando Madalena não aceita ser tratada como propriedade. Com atuações marcantes de Othon Bastos e Isabel Ribeiro, o filme, que estreou em 1972, tornou-se um clássico do cinema brasileiro.

Para participar da sessão digital o interessado deve realizar gratuitamente, a partir desta quinta-feira (04), às 11h, a sua inscrição através do formulário online (https://bit.ly/2XuSlP2).

Após a sessão, às 18h, acontece um bate-papo ao vivo com os cineastas Leandro Afonso e Luan Cardoso, no canal do MIS no YouTube (https://bit.ly/3gReBKX).

Classificação indicativa, 10 anos.

Podcast Isso Só Acontece em Novela

O podcast “Isso só acontece em novela”, disponibilizado semanalmente no Spotify do MIS, analisa cronologicamente as telenovelas mais populares no país e seu impacto na sociedade e no cenário audiovisual do país.

A cada episódio, o pesquisador e roteirista Lucas Martins Néia e o jornalista e crítico Raphael Scire realizam estudos de casos de obras que entraram no imaginário nacional e que, de alguma forma, refletiram as contradições do Brasil no momento em que foram exibidas.

Nesta semana, os especialistas abordam as novelas dos anos 2000: os sucessos da Globo na primeira metade da década como O Clone (2001) e Senhora do Destino (2004), e a consolidação do departamento de teledramaturgia da Record, com títulos que incomodaram a concorrência, a exemplo de Vidas Opostas (2006) e a trilogia de Os Mutantes (2008).

Além disso, os profissionais falarão sobre a produção de novelas no SBT e na Band e comentam sobre a chegada na Globo de novos autores para escrever novelas em diferentes faixas horárias.

O perfil do MIS na plataforma Spotify pode ser acessado neste link (https://spoti.fi/2TMom2O).

Mis em Casa