Prefeitura divulga atividades do Programa Oficinas Culturais no Interior

Dando continuidade as atividades culturais, seguindo as orientações do Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais, em parceria com a Prefeitura de Bragança Paulista, lançou as Oficinas Culturais On-line, Programa de Formação para o Interior.

No decorrer do mês de maio serão oferecidas cinco oficinas, são elas: fotografia digital para celulares, elaboração de projetos PROAC, voz: exercícios práticos e trabalho com texto, criação e expressão em tempos excepcionais e mídias sociais.

Para se inscrever na qualificação é necessário preencher o formulário online (https://bit.ly/3fhOhZv) até 17 de maio de 2020. Os interessados em participar em mais de uma oficina deverão preencher um formulário para cada atividade. As capacitações são gratuitas e indicadas para maiores de 16 anos.

As oficinas serão realizadas e coordenadas à distância, por meio das plataformas Google Meet ou Zoom Meeting, e atenderão público inscrito previamente, com emissão de certificado para quem participar de pelo menos 75% da oficina.

Caso o número de inscrições ultrapasse o número de vagas, será formada uma lista de espera. A confirmação de participação e maiores orientações serão enviadas para o e-mail de cada inscrito.

Sinopses das Oficinas

FOTOGRAFIA DIGITAL PARA CELULARES

Orientadora: Bruna Grassi

25 vagas

Atividade voltada àqueles que querem aprender a fotografar com os seus celulares. Com metodologia mista e didática interativa, Bruna Grassi propõem uma imersão ao universo da fotografia digital com qualquer celular que possua câmera. Não é necessário ter conhecimento prévio em fotografia. Os inscritos neste curso poderão ter acesso ao grupo exclusivo e gratuito de estudos fotográficos do Telegram Bruna Grassi Foto.

Datas: 20, 21, 22 e 25 de maio (quarta, quinta, sexta e segunda-feira)

ELABORAÇÃO DE PROJETOS: PROAC

Orientador: Junior Cecon

25 vagas

O workshop "Elaboração de Projetos Culturais com foco no ProAC Editais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo" tem como intenção orientar os participantes para o desenvolvimento de projetos voltados ao ProAC Editais. Objetiva-se que ao final dos encontros os participantes estejam aptos a elaborar seu projeto cultural conforme as exigências contidas nestes editais.

Datas: 20, 22, 25, 27 e 29 de maio (segunda, quartas e sextas-feiras)

Horário: 14h às 15h30

VOZ: EXERCÍCIOS PRÁTICOS E TRABALHO COM TEXTO

Orientadora: Paula Carrara

30 vagas

A oficina on-line se dedica à expansão das possibilidades individuais e à introdução do uso da voz no teatro através de exercícios práticos que explorem a Respiração, a Ressonância e a leitura de fragmentos do “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa. O princípio do trabalho é dissolver os bloqueios que nos impedem de nos conectarmos com a voz plena através da disponibilização da musculatura, da investigação da estrutura óssea e dos processos fonatórios, sempre em diálogo com a palavra.

CRIAÇÃO E EXPRESSÃO EM TEMPOS EXCEPCIONAIS

Orientadora: Eda Nagayama

30 vagas

A atividade propõe a criação artística como instrumento de reflexão, expressão e responsividade diante dos tempos atuais de excepcionalidade. Sem necessidade de experiência prévia, os participantes poderão utilizar imagens e textos próprios e também de outros artistas como citação, inspiração e recriação para uma obra autoral original.

Horário: 14h às 15h30

MÍDIAS SOCIAIS

Orientadora: Silvia Maria Souza

30 vagas

As Mídias Sociais são ótimos veículos de comunicação, com baixo custo e excelente alcance. O Brasil lidera a lista de pessoas que passam mais tempo na internet, e metade da população brasileira está conectada a pelo menos uma mídia social, tais como: YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp. A proposta deste workshop é contextualizar os participantes sobre as possibilidades de uso das Mídias Sociais para divulgar, integrar e fomentar a Arte e a Cultura.

Horário: 16h às 17h30