Prefeitura divulga atividades virtuais das Oficinas Culturais Online – Formação no interior

A fim de continuar proporcionando atividades que ampliem o conhecimento dos participantes, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Poiesis, Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, em parceria com a Prefeitura de Bragança Paulista, divulga as atividades do mês de junho das Oficinas Culturais Online – Formação no interior.

Ao longo do mês de junho serão oferecidas, gratuitamente, oficinas de escrita criativa, vídeo-poesia, fundamentos em negócios de música – direito autoral e monetização e contação de histórias.

As oficinas serão realizadas e coordenadas à distância, através de plataformas de reunião online, e atenderão público inscrito previamente. Caso a oficina tenha mais inscritos do que o número de vagas, haverá seleção de participantes por meio da análise da ficha de inscrição pelo coordenador.

Sinopses das Oficinas

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA: PRIMEIRAS PALAVRAS

Coordenação: Renata Cirilo

11, 16, 18, 23, 25 e 30 de junho (terças e quintas-feiras) - 17h às 19h

25 vagas

Inscrições até 03/06 pelo link: https://forms.gle/BPAjC9yh7HRu2mZ98

Os participantes desta oficina serão introduzidos a arte da escrita criativa, através de reflexões sobre quais são as “primeiras palavras” para o desenvolvimento da produção de textos literários. A oficina é indicada para iniciantes interessados em desenvolver textos literários. As atividades serão totalmente on-line com exercícios dinâmicos e dialógicos.

OFICINA DE VÍDEO-POESIA

Coordenação: Daniel Fagundes

16, 18, 23 e 25 de junho (terças e quintas-feiras) - 17h às 19h

50 vagas

Inscrições até 05/06 pelo link: https://forms.gle/5ZhViHQ819nfPmETA

Serão apresentados os conceitos e um breve histórico do termo vídeo-poesia e proposta uma experimentação caseira com os participantes, utilizando diferentes suportes de captação de imagem e diferentes abordagens literárias.

OFICINA: FUNDAMENTOS EM NEGÓCIOS DE MÚSICA - DIREITO AUTORAL E MONETIZAÇÃO

Coordenação: Ricardo Cantaluppi

15, 17, 22 e 24 de junho (segundas e quartas-feiras) - 17h às 19h

80 vagas

Inscrições até 05/06 pelo link: https://forms.gle/Fcn7QcLu95DRCUiZA

A oficina pretende ampliar o conhecimento dos participantes sobre as atividades, funções e exigências do mercado musical e, sobretudo, demarcar a presença da música pelos mais diversos campos e atividades econômicas.

OFICINA BÁSICA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Coordenação: Fernanda Munhão

9 a 12/6 (terça a sexta-feira) - 14h às 15h30

Atividade aberta por meio de lives no perfil da artista no Instagram: @FERNANDAMUNHAOHISTORIAS. NÃO É NECESSÁRIA INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Oficina básica destinada às pessoas que se interessam pelo assunto e pretendem desenvolver a arte de contar histórias. A escolha da história; a diferença entre ler e contar histórias; temas polêmicos; e histórias para crianças, jovens e adultos serão trabalhados durante os encontros. Em todos eles haverá a apresentação de recursos práticos para se contar histórias e referências de livros teóricos e literários sobre o assunto.  Nesta atividade não haverá emissão de certificados.

Além dessas atividades, a instituição disponibiliza outros conteúdos e qualificações dos diversos programas gerenciados pela Poiesis como Oficina Oswald de Andrade, Casa das Rosas, Fábricas de Cultura e Programa de Qualificação em Artes, reunidas no site
http://poiesis.org.br/maiscultura.

Mais informações através do e-mail interioronline@oficinasculturais.org.br.