Kit de livros do projeto “Minha Primeira Biblioteca” estão sendo distribuídos

A Prefeitura tem desempenhado um trabalho intenso na área educacional de Bragança Paulista. São diversos investimentos, seja em melhorias na infraestrutura das unidades de ensino ou no aprimoramento de conteúdo para os alunos da rede municipal. Dentre as inúmeras iniciativas está o projeto “Minha Primeira Biblioteca” anunciado recentemente. Nesta quarta-feira, 27, os kits de livros começaram a ser distribuídos.

Estão sendo distribuídos cerca de 30 mil exemplares de livros paradidáticos, divididos em 17 títulos distintos e separados em kits, que atenderão estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. São diversas obras da literatura infantil de autores como Monteiro Lobato, Ziraldo e Alexandre de Castro Gomes, que devem estimular a leitura nos pequenos, principalmente neste momento que todos os alunos tiveram suas aulas interrompidas e estão em suas casas, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Segundo a Secretaria de Educação esse é um projeto inédito na cidade. Porém, não se imaginava que aconteceria a pandemia, mas acabou coincidindo e, esse momento será aproveitado para que as crianças tenham mais atividades em casa enquanto estão suspensas as aulas escolares presenciais. Os títulos foram escolhidos pela equipe pedagógica, de acordo com a faixa etária dos estudantes.

O Diretor da Escola Municipal Antonio Dorival Monteiro de Oliveira, André de Paula Maia, parabenizou a iniciativa e reforçou a importância da iniciativa. “É um excelente projeto, pois é importante que a leitura esteja presente na vida das crianças desde pequenas. O fato de elas terem seus próprios livros de leitura já incentiva muito. Quando esses alunos retornarem às aulas, estes livros ainda poderão ser de grande valia e utilidade”, relatou.

Os livros serão distribuídos para cerca de 8.650 alunos do Ensino Fundamental, que já estão alfabetizados e em condições de realizar a leitura dos exemplares. Os kits contém de 3 a 4 livros, variando de acordo com a série do aluno e estão disponíveis nas 40 escolas municipais que possuem o Ensino Fundamental, podendo ser retirados pelos pais ou responsáveis dos alunos na unidade de ensino que o aluno estiver matriculado, no período das 13h às 18h30. A distribuição deve acontecer até esta sexta-feira, 29.