Peças sacras do antigo Preventório retornarão para a Capela Imaculada Conceição

Imagens sacras e peças que pertenciam originalmente à Capela Imaculada Conceição, dentro do antigo Preventório, retornaram nesta sexta-feira (22) para o município. Foram recebidas pela Prefeitura de Bragança Paulista quatro imagens sacras e 14 quadros que retratam a Via Sacra. Haverá a entrega ainda de móveis e de um altar em mármore. Todas as peças farão parte de projeto de reconstrução histórica e comporão acervo de museu sacro a ser instalado no local.

A entrega das imagens faz parte do termo de acordo administrativo, assinado no último dia 14/10. Na cláusula quarta deste acordo ficou definido que a Fundação Vida e Esperança (FVE), nova denominação da Fundação Obra de Preservação dos Filhos de Tuberculose, entidade que implantou o Preventório Imaculada Conceição, deveria disponibilizar para a Prefeitura um altar que se encontra em sua sede, em São Paulo, assim como imagens de santos e objetos litúrgicos que rememorem a história da Capela do Preventório e a cultura religiosa daquele local. Pelo termo, a Prefeitura ficará responsável por ornamentar a Capela com os objetos.

As imagens recebidas nesta sexta-feira foram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, uma imagem de Jesus Cristo, uma imagem de São José e uma imagem de Santo Antônio, todas de 90 cm. Também foram entregues 14 quadros que retratam a Via Sacra, com as respectivas cruzes de madeira.

A aquisição de parte do terreno do antigo Preventório Imaculada Conceição, situado na Av. Antônio Pires Pimentel, no Centro, aconteceu após negociações junto à Fundação Vida e Esperança e aprovação de projeto de Lei pela Câmara, para abertura de crédito adicional.

A área tem um total de 15.703,57 m², nele está edificada a casa sede, com 4.500,00 m² de área construída. A Prefeitura pagará a título de indenização a quantia de R$ 6.500.000,00 em duas parcelas. O valor de R$ 88.745,39 será pago em forma de dação de uma área de 480,51 m².

Após a reforma e restauro completos do prédio, que é um patrimônio histórico do município, serão instaladas as sedes das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente no local, além de ser criado um Polo Turístico Religioso, especialmente com a manutenção da Capela Imaculada Conceição, com respectiva sacristia e sala e dormitório do capelão, assim como a antessala da capela do Preventório. A Secretaria de Cultura e Turismo trabalhará com turismo cultural e religioso na Capela.

Haverá recuperação da área de proteção ambiental que fica ao redor do prédio e também será possível desenvolver o turismo religioso.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ainda na sexta-feira (22), às 14h, foi realizada pela Câmara Municipal uma audiência pública para discussão do Projeto de Lei Complementar nº 024/2021, de autoria do Executivo, que autoriza o município a efetivar parte do pagamento de desapropriação mediante dação de imóvel de sua propriedade.

Participaram da audiência pública os vereadores Natanael Ananias, Marco Marcolino, Marcos Roberto dos Santos e Ismael Brasilino. Pela Prefeitura, participaram o Secretário de Assuntos Jurídicos, Dr. Tiago José Lopes; a Secretária de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira; o Secretário de Obras, André Monteiro; o Secretário de Finanças, Luciano Aparecido de Lima; a Secretária de Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk e o Chefe da Divisão de Assuntos Parlamentares, Mauro Garcia.

Os secretários explicaram a proposta de restauração do prédio e como será utilizado. Os vereadores puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas.