Primeira etapa da Ciclofaixa é entregue à população

Desde 2017 a Prefeitura de Bragança Paulista tem trabalhado constantemente no desenvolvimento de algumas propostas, entre elas a implantação da primeira Ciclofaixa do município. Na manhã do último domingo, 28, foi realizada no Centro de Abastecimento Dr. Paulo Eiti Takazaki e futuro Mercado Municipal da Zona Norte, a solenidade entrega do trecho da Ciclofaixa na Avenida dos Imigrantes para o uso dos ciclistas.

As obras foram realizadas partindo da rua Antônio Sabella, no Parque dos Estados, seguindo pela extensão da Avenida dos Imigrantes até a rua Aquiles Bianchi, nas imediações da Praça dos Trabalhadores. Os trabalhos executados contam com a pintura da ciclofaixa, implantação de tachas refletivas, sinalização dos cruzamentos, adequações geométricas para segurança dos ciclistas (feitas pela Secretaria de Serviços), instalação de balizadores (pela Secretaria de Mobilidade Urbana), pintura de setas e pictogramas, implantação de sinalização vertical de regulamentação de obrigatoriedade de caminhões à direita; implantação de sinalização vertical de regulamentação e advertência para ciclistas. Para tanto, foram investidos recursos oriundos do Fundo Municipal de Trânsito.

Pensando na segurança e integridade daqueles que utilizarem a via, a velocidade máxima do trânsito neste trecho foi reduzida, variando entre 40 km/h e 50 km/h, bem como foram instalados aparelhos de fiscalização eletrônica, para coibir infrações de trânsito. Também foi realizada a implantação de semáforo com conjunto ótico exclusivo para ciclistas, no cruzamento da rua Aquiles Bianchi com a avenida Juscelino Kubitscheck.

Durante a solenidade, o Vice-Prefeito municipal ressaltou que a iniciativa era uma reivindicação antiga de ciclistas do município, que por diversas vezes solicitaram à Prefeitura alguma intervenção para segurança e proteção deles nas vias da cidade. É uma obra necessária, que vem de encontro com os anseios dos ciclistas que tanto nos solicitaram a Ciclofaixa.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana essa é apenas a primeira etapa de implantação da Ciclofaixa em Bragança Paulista. Antes o ciclista dividia o espaço com os motoristas e hoje tem uma área exclusiva, onde poderá trafegar com toda segurança necessária. É uma conquista para aqueles que utilizam bicicletas para se locomover, principalmente aqueles que vem desta região da zona norte e têm como destino a área central e a zona sul da cidade.

O Deputado Estadual Edmir Chedid também esteve na solenidade e reforçou os empenhos empregados para a execução da obra. “Um projeto elaborado e muito estudado, que sofreu duras críticas no começo e que está sendo entregue a primeira parte, com todos os cuidados e medidas de segurança necessárias. São 3 quilômetros de Ciclofaixa no dois sentidos, que beneficiarão centenas de ciclistas. Ainda teremos mais obras para dar continuidade na extensão da primeira Ciclofaixa da cidade”, contou.

As obras das próximas etapas da Ciclofaixa ainda estão sendo executadas. Nos próximos dias outras obras concluídas recentemente devem ser entregues para uso e benefício de toda população bragantina.

28.06.2020 Entrega Ciclofaixa Av. dos Imigrantes (1)