undefined

O que é o CISEM?

Inaugurado no dia 8 de dezembro de 2009 o Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade (CISEM) representa uma revolução na área da segurança pública, pois integra a ação das corporações dedicadas à segurança, mobilidade e atendimento emergencial, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a eficiência na prestação de serviços à população.

Inédito no Brasil, o Complexo utiliza-se da maior rede fibra ótica (100km) instalada no país, proporcional a área do município. Nesta primeira etapa, o local compreende a Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança e um moderno Centro de Controle Operacional que integra as Centrais de Monitoramento Eletrônico, Operações para a Defesa Civil, Controle Semafórico, Despachos para Atendimento a Ocorrências e de Alarmes, além de um auditório e um Telecentro.


Como funciona o CISEM?

No Centro de Controle atuam 16 profissionais em turnos de 6 horas, durante 24 horas por dia, sete dias da semana, monitorando as imagens que são transmitidas pelas câmeras instaladas nas 14 entradas e saídas da cidade e outras 21 de fiscalização eletrônica de trânsito nas principais vias do município.
Os profissionais monitoram ainda as imagens das 30 modernas câmeras Speed Dome, instaladas em pontos estratégicos da cidade, que são capazes de captar imagens coloridas em 360 graus, com altíssima qualidade de definição.
Controle de Semáforos – O sistema de Controle Semafórico garante maior fluidez no trânsito da cidade, pois permite controlar a programação de todos os semáforos existentes na cidade e em caso de acidente de trânsito, por exemplo, há a possibilidade de programar “onda verde” para que o resgate seja feito com mais rapidez ou durante congestionamentos, os semáforos também podem ser reprogramados para aliviar o tráfego conforme as necessidades.
Atendimento das Ocorrências – Os incidentes detectados por meio da central telefônica 153 ou por agentes operacionais são cadastrados e despachados para o atendimento pelo Rádio Comunicação. Por exemplo, um acidente ao ser detectado e informado ao CISEM, é cadastrado e todas as providências de despacho são tomadas envolvendo policiamento, socorro, interdições, manutenção, preservação e recuperação do local.
Defesa Civil – A Defesa Civil Municipal também tem ações integradas ao Complexo de Segurança que informa com maior agilidade e precisão as necessidades de recursos a serem despachados para atendimento.
Alarmes – Os alarmes dos prédios públicos são monitorados no Centro de Controle Operacional.
Telecentro e Auditório – O Telecentro foi implantado em parceria com o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que cedeu todos os equipamentos.
O auditório para 160 pessoas e o Telecentro permitem a formação e o treinamento de profissionais não só da Guarda Municipal, mas de todas as Forças de Segurança da cidade e ainda profissionais ligados à área de mobilidade segura, com aulas presenciais e à distância.
Rede de Fibra Ótica – Para interligar todos os equipamentos de fiscalização de trânsito e segurança, uma rede de fibra ótica de 100 km foi instalada de norte a sul da cidade, permitindo, no futuro, a ligação do sistema em todos os prédios públicos existentes.
Nesta rede, a Prefeitura poderá interligar a rede de telefonia, via IP, permitindo diminuição de gastos de cerca de 50%.  Uma rede de internet também pode funcionar via fibra ótica com conexão e comunicação entre todos os setores da Prefeitura.

Quais as próximas etapas?

O Complexo prevê ainda a implantação de área de treinamento coletivo para os profissionais de Segurança Pública, como stand de tiro, academia e piscina e um espaço lúdico vivencial para o desenvolvimento de ações de educação e comportamento no trânsito.
Serão construídos no Complexo, prédios para abrigar a 4ª Companhia da Polícia Militar que desde o início de 2009 já funciona no local, para duas Delegacias da Polícia Civil, Subgrupamento do Corpo de Bombeiros e Central de Ambulâncias.