Procon-SP orienta consumidores sobre a Black Friday 2020

A Black Friday é um evento comercial que marca o início das compras natalinas em todo o mundo. Celebrada tradicionalmente todo ano na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday é realizada em estabelecimentos comerciais, que promovem grandes promoções e descontos em um único dia.

O evento acontecerá na próxima sexta-feira, dia 27, e o Procon de Bragança Paulista orienta que desde já é preciso colocar algumas atitudes simples, mas fundamentais para aproveitar a data. Para isso, o consumidor já deve começar a pesquisar sobre o produto ou serviço de seu interesse como características, funções, etc, e, principalmente, verificar qual o preço que está sendo praticado hoje no mercado. O consumidor pode inclusive fazer um print da tela com o preço ofertado pelo estabelecimento, deste modo, ele terá como acompanhar a evolução e comprovar os valores para eventual questionamento.

As orientações do órgão fiscalizador recomendam que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço, que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim prejudicar o orçamento, além de observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa, pois são atitudes que ajudam a evitar problemas. O valor do frete também é algo que deve ser observado, pois se o valor for muito alto, o preço promocional pode não valer a pena.

Nas compras feitas em sites, é preciso estar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento). Antes de qualquer compra online, é importante fazer uma consulta à lista “evite estes sites” do Procon-SP (https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).

O Código de Defesa do Consumidor assegura os direitos de todo comprador, portanto, esteja sempre atento e se necessário, consulte-o. Em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto). Compras fora do estabelecimento englobam aquelas feitas pela internet, telefone, catálogo, etc.

Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número de parcelas deverá constar de modo expresso. O consentimento é a base na relação de consumo, devendo prevalecer a transparência.

Em caso de dúvidas, o Procon de Bragança Paulista atende nos telefones (011) 4034-7049 ou (011) 4034-7084, além do e-mail ([email protected]gmail.com). Devido a pandemia de Coronavírus (Covid-19), o atendimento presencial está sendo realizado por meio de agendamento prévio.