Praça Raul Leme ganha mais vida com revitalização
A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Obras, inaugurou na sexta-feira, 20/12, a reforma da Praça Raul Leme, no Centro.
O espaço recebeu uma revitalização total, com instalação de pedra portuguesa, execução de Rosa dos Ventos no piso, colocação de canteiros, postes com iluminação em LED, novos bancos, revitalização do pergolado, execução do espelho d'água e fonte que deram nova vida à tradicional praça.
O paisagismo também foi completamente renovado, com projetos arquitetônico e paisagístico elaborados pelo renomado arquiteto Marcelo Novaes. Houve duas preocupações com o espaço: proporcionar um ambiente agradável e voltado para a população que utiliza a praça para descanso e lazer; e ainda ter o cuidado de deixar a praça adequada para eventos e festas, especialmente os eventos ligados à Catedral.
“Houve a preocupação com o povo e ainda com a igreja. O projeto foi pensado para atender a todas as necessidades e para proporcionar um espaço aconchegante e agradável para as pessoas”, destacou o Prefeito prof. Amauri Sodré durante a inauguração.
O Secretário Municipal de Obras, Benedito Carvalho Júnior, ressaltou que em outubro de 2023 foi entregue a reforma da Praça José Bonifácio. “Agora, com a Praça Raul Leme também revitalizada, a área no entorno da Catedral está renovada”.
“A Praça Raul Leme é um dos principais cartões postais da cidade e é um tradicional ponto turístico. Essa revitalização é muito importante para mantermos nosso patrimônio preservado e para incentivarmos o turismo”, completou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo em Exercício, André Azzi.
REALIZAÇÃO DAS OBRAS
Em maio de 2023, a Prefeitura de Bragança Paulista realizou a licitação para o término das obras de revitalização das Praças Raul Leme e José Bonifácio, no Centro. Pela nova licitação ocorreu a continuidade ao trabalho nas praças centrais, com o intuito de adequar o espaço que é parte importante da história de Bragança Paulista e cartão-postal do município.
Parte das obras havia sido realizada pela empresa anterior, mas como não foram cumpridas as etapas exigidas, a Prefeitura rescindiu o contrato e realizou a nova licitação para a continuação e conclusão do trabalho.
A empresa Teto Construtora S/A foi habilitada para concluir os trabalhos e os recursos para a realização desta obra são provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), com verba também do Tesouro Municipal.




