Academia Bragantina de Letras lança livro “Memória da Cidade: Bairros, Praças e Logradouros” no dia 30/11

A Academia Bragantina de Letras (ABL) realizará no dia 30 de novembro de 2023, a partir das 19h, no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid, o lançamento e noite de autógrafos do livro “Memória da Cidade: Bairros, Praças e Logradouros”.

A presente obra da ABL é uma continuação do livro “Memória da Cidade – aspectos culturais e artísticos de Bragança Paulista- séculos XVIII, XIX e XX”, lançado em 2019, que abordou a rica e longa história da cidade segundo o enfoque de sua cultura.

Em “Memória da Cidade: Bairros, Praças e Logradouros,” editado pela YesBooks, os autores realizaram uma extensa pesquisa sobre o nascimento e desenvolvimento de bairros e instituições de Bragança Paulista, contando com depoimentos orais e por escrito de muitos moradores, além de incluir fotos do passado e da atualidade.

Segundo Liana Eppinghaus Barbalho Silva Teles, “Acreditamos que essa história, embora incompleta, não se encontra em nenhum livro, mas é valiosa e fundamental para compreendermos a formação de nossa cidade. Entramos em contato com as experiências de vida de moradores antigos, que acompanharam o nascimento de seus bairros, e deles falam com orgulho, contando-nos sobre os seus sonhos, suas dificuldades e alegrias”, comenta a Acadêmica da instituição literária.

Alguns textos foram escritos individualmente, outros em conjunto. São esses os autores: Nádia Maria Bádue Freire, Maria Aparecida de Oliveira, Hugo Guerrato Netto, Renata Benvenuti, Esperia Benvenuti, Lúcia Inês Ribas de Souza, Liana Eppinghaus Barbalho Silva Teles, Silvana Cardoso de Almeida, Suely Ferreira de Oliveira Brodoloni, Hildenê Landau, Wadad Naief Kattar e Silvio Dejean.

Uma Academia de Letras é um espaço de memória. Como tal, a Academia Bragantina de Letras (ABL), entidade cultural fundada em março de 2005, vem contribuindo em todos esses anos para a recuperação e valorização da memória de nossa cidade.

Além de promover eventos culturais, como palestras, concursos literários e lançamentos de livros da autoria de seus acadêmicos, sob a atual gestão do Presidente Silvio Dejean, a Academia está em fase de expansão, com a inclusão de novos membros e a colaboração de parcerias recentes.

Lançamento do livro - “Memória da Cidade: Bairros, Praças e Logradouros”

Data: 30 de novembro de 2023

Horário: a partir das 19h

Local: Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid - Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251 - Centro