Informações Turísticas
O Estado de São Paulo conta com diversos municípios classificados como estância, pois oferecem condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos. Com o título de Estância, a cidade possui clima ameno, ar puro e temperaturas estáveis sendo também conhecida como “Cidade Poesia”, título conquistado pelas belas colinas, igrejas, praças, jardins e por seu cartão postal, o Lago do Taboão, que é cercado por atrativos para todas as idades e abriga, aos domingos, a Feira de Artesanato, pelo Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid, o maior complexo cultural e turístico da região bragantina, Teatro Carlos Gomes, o primeiro teatro do interior do Estado de São Paulo, e pelo Museu Municipal Oswaldo Russomano e Museu do Telefone.
Por ter em sua história a grandeza dos barões do café cuja exportação ocorria em grande escala pela Estrada de Ferro Bragantina, Bragança Paulista preserva casarios e prédios históricos, além de dois importantes museus que contam a história de seu povo e resgatam os valores histórico-culturais da região. A natureza é apreciada de muitas formas e permite a prática do ecoturismo e do turismo de aventura nas caminhadas. A vista das marinas junto à Represa Jaguary, os passeios náuticos e os Parques Ecológicos Petronilla Marcowicz e Caetê, o Lago dos Padres e o Refúgio das Aves também são opções para aqueles que buscam contemplação, paz e descanso.
Por toda esta potencialidade, Bragança está inserida no circuito turístico "Entre Serras e Águas" e disponibiliza aos visitantes atrativos naturais, rurais e gastronômicos atendendo às necessidades dos que buscam belezas naturais, cuidados do corpo e da mente.
Bragança Paulista ainda é uma cidade que se destaca por sua gastronomia. A famosa linguiça bragantina encontra-se presente em todos os locais. Do simples lanche à mais sofisticada experiência culinária, a linguiça continua atraindo o interesse e o paladar daqueles que visitam nossa cidade. Por isso, é reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua tradição na produção de linguiça, tendo recebido o título de “Capital Nacional da Linguiça Artesanal” pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, dando a cidade uma divulgação ainda maior da qualidade reconhecida por especialistas dessa iguaria e o aumento da sua produção, atraindo investimentos e turismo que impulsionarão a geração de empregos no setor e o consequente fortalecimento da atividade, além de dar justo reconhecimento à identidade cultural local associada ao produto e à sua história.
Além da linguiça, Bragança preserva a grande influência da culinária tropeira e dos costumes trazidos pelos primeiros imigrantes italianos e portugueses. A cidade também possui um time do coração, o Red Bull Bragantino, fundado em 1928 como Clube Atlético Bragantino, e é sede da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).