Secretaria de Saúde apresenta proposta de parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba para gestão da Atenção Primária à Saúde
A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta terça-feira (14/01), no Paço Municipal, a proposta de parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba (SCMI) para a gestão da Atenção Primária à Saúde no município. A apresentação reuniu representantes da gestão municipal, profissionais da saúde, membros da sociedade civil, academia e de outros poderes, com o objetivo de dialogar sobre a mudança do modelo de gestão atualmente vigente, que hoje é realizado por Organização Social de Saúde (OSS), para a modalidade de convênio com entidade filantrópica.
A proposta é resultado de estudos técnicos das áreas da saúde, jurídica e financeira, além da experiência positiva do município com parcerias filantrópicas, como a já existente com a Santa Casa de Bragança Paulista na gestão dos serviços de urgência e emergência.
“Estamos apresentando uma proposta construída com muito cuidado técnico e responsabilidade. A Atenção Primária é a base do sistema de saúde e precisa estar bem estruturada, valorizando os profissionais e garantindo um atendimento mais próximo, humano e eficiente para a população. Esse é um processo transparente, que ainda passará pelo Conselho Municipal de Saúde, porque acreditamos no diálogo e na participação para tomar a melhor decisão para Bragança Paulista”, falou o Prefeito Edmir Chedid.
A Atenção Primária à Saúde é responsável por coordenar o cuidado e organizar a rede de serviços do SUS, acompanhando as pessoas ao longo de todas as fases da vida, considerando os determinantes de saúde, as famílias e os territórios. O município conta com uma ampla rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF), Centro de Especialidades Odontológicas, Programa de Atendimento Domiciliar e equipes multiprofissionais.
Entre os principais ganhos apresentados estão a integração dos Agentes de Controles de Endemias e supervisores com Controle de Zoonoses e Saúde da Família, o fortalecimento da coordenação do cuidado, a ampliação e qualificação das equipes, a valorização dos profissionais de saúde, melhoria salarial para categorias com dificuldades de contratação (Odontologia e Farmácia), o cumprimento dos pisos salariais e normas legais, melhoria da infraestrutura de Tecnologia da Informação e da integração entre as equipes da Atenção Básica.
Além disso, a proposta também prevê a ampliação do quadro de profissionais, com a contratação de agentes de endemias, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e de saúde bucal, bem como adequações de carga horária para garantir maior qualidade no atendimento à população.
“A saúde é uma prioridade da nossa gestão. Essa proposta busca fortalecer o cuidado no território, valorizar quem trabalha diariamente nas unidades e oferecer mais qualidade de atendimento às famílias bragantinas, sempre com responsabilidade e diálogo com a sociedade!”, destacou a Vice-Prefeita Gislene Bueno.
O encontro integra uma série de ações de diálogo e escuta com os diversos setores envolvidos, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Bragança Paulista com a melhoria contínua dos serviços de saúde e a qualidade de vida da população. “Nosso foco é fortalecer a Atenção Primária como coordenadora do cuidado, ampliar equipes, garantir direitos trabalhistas e melhorar os processos de gestão, sempre respeitando as instâncias de controle social.”, disse a Secretária de Saúde, Carmem Guariente.
Participaram da apresentação o Prefeito Edmir Chedid, a Vice-Prefeita Gislene Bueno (Gi Borboleta), o empresário Victor Hugo Chedid, a Secretária de Saúde Carmem Guariente, as vereadoras Camila Marino da Saúde e Soninha da Saúde, o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, Emerson Neto, o Administrador, Alexandre Mazei, o Assessor da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, Matheus Siqueira Gomes, o Superintendente da Santa Casa de Bragança Paulista, Eduardo Silva, o Diretor Executivo, Francisco Carlos dos Santos, o Diretor Técnico, Filadelfo Gandara, o Gerente Assistencial Wesley de Moraes, o Provedor, João José Marques, o Pró-Reitor de Ensino da Universidade São Francisco, Dilnei Lorenzi, a Diretora do Campus USF, Patrícia Teixeira, o Advogado do HUSF, Thiago Filipono, representantes da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

