Reunião do Gabinete de Gestão Integrada define estratégia de segurança para o Carnaval 2026 em Bragança Paulista

As forças de segurança do município de Bragança Paulista definiram, em reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), o esquema especial de trabalho para garantir a segurança dos foliões durante o Carnaval 2026. O encontro ocorreu na manhã de quinta-feira (05/02), no auditório do Centro de Operações Integradas (COI), na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil.

Participaram da reunião a prefeita em exercício, Gislene Bueno (Gi Borboleta), o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil em férias, Cel. Américo, o secretário em exercício Alexsandro Olegário, a comandante da Guarda Civil Municipal, Andréa Cardoso, o Capitão Aruan Baccaro, da Polícia Militar, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Raul Lencini, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Dorival Francisco Bertin, o secretário especial de Gabinete, Ricardo Oliveira, além de representantes do Juizado de Menores, Conselho Tutelar, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Serviços, Secretaria de Cultura e Turismo e fiscais de Posturas da Prefeitura de Bragança Paulista.

Durante o encontro, foram definidas as estratégias de segurança que serão adotadas ao longo do Carnaval 2026. Os trabalhos terão início no dia 8 de fevereiro, com o Encontro de Blocos, que será realizado no Posto de Monta, das 14h às 19h. A expectativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é de que cerca de 10 mil pessoas participem do evento, que contará com a presença de seis blocos carnavalescos.

Para garantir a segurança do público, a Guarda Civil Municipal atuará com efetivo reforçado, incluindo cavalaria, canil, base móvel e Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROM). A Polícia Militar será responsável pela segurança no entorno do recinto, enquanto a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realizará a organização e o controle do trânsito nas proximidades do Posto de Monta. O estacionamento será gratuito e estará proibida a entrada com coolers, bebidas e alimentos no local, bem como o porte de canecas térmicas.

A equipe do Juizado de Menores atuará dentro do recinto durante o evento, reforçando que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. O Conselho Tutelar trabalhará em regime de plantão e, em caso de dúvidas ou denúncias, a população poderá entrar em contato pelo telefone (11) 97333-4723.

Também foi definida a atuação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, que estará presente durante as festividades, juntamente com a equipe da Guarda Civil Municipal – Patrulha Guardiã Maria da Penha. As ações integram a campanha “Não é Não”, com foco na prevenção, orientação e combate ao assédio, reforçando o compromisso com um Carnaval seguro, respeitoso e acolhedor para todas as pessoas.

Os esquemas de segurança também contemplam o período oficial do Carnaval 2026, entre os dias 14 e 17 de fevereiro. Neste ano, as festividades acontecerão no Mercado da Zona Norte e no Lago do Taboão, com programação diversificada voltada aos munícipes e turistas.

A Secretaria Municipal de Saúde dará suporte aos eventos por meio de equipes do SAMU, que permanecerão à disposição da população durante toda a programação carnavalesca.

Durante todos os eventos, estará proibido o comércio de bebidas em vasilhames de vidro. As festividades serão gratuitas, e a população está convidada a participar desta grande festa popular com segurança, organização e respeito.

Reunião do Gabinete de Gestão Integrada define estratégia de segurança para o Carnaval 2026 em Bragança Paulista (2)