Bragança Paulista é reconhecida nacionalmente por eliminar a transmissão vertical do HIV e recebe Selo Ouro por boas práticas contra a Hepatite B
A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu da Comissão Nacional de Validação do Ministério da Saúde o deferimento da Recertificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e a conquista do Selo Ouro de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Hepatite B.
A certificação foi concedida após visita técnica da Equipe Nacional de Validação, realizada de 17 a 19 de setembro de 2025, que avaliou os indicadores e ações desenvolvidas pela rede municipal de saúde. O relatório destacou a estrutura organizada da Vigilância Epidemiológica, o fortalecimento do pré-natal precoce nas unidades de saúde, a realização de testes rápidos e acompanhamento das gestantes e crianças expostas, além da integração entre a Atenção Primária, SAE/CTA e maternidade.
O município atingiu taxa zero de transmissão vertical de HIV, além de manter 100% de cobertura nos testes de HIV, sífilis e hepatite B durante o pré-natal. Também foram registradas altas coberturas vacinais para hepatite B e excelente adesão ao tratamento das gestantes, garantindo o cuidado integral às mães e bebês.
A Secretária Municipal de Saúde, Carmem Guariente, comemorou o reconhecimento e destacou o trabalho coletivo. “Esse resultado é motivo de muito orgulho para Bragança Paulista. É fruto do empenho de toda a nossa rede — profissionais da Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica, CTA/SAE e Maternidade — que trabalham diariamente com comprometimento e sensibilidade para garantir o cuidado às gestantes e seus bebês. Seguiremos aprimorando as ações para eliminar, de forma definitiva, a transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatite B em nosso município.”
O município também recebeu recomendações técnicas da Comissão Nacional para o aprimoramento contínuo das ações, como a ampliação da testagem de parceiros, descentralização de registros e fortalecimento dos fluxos de vigilância.
A cerimônia nacional de reconhecimento ocorrerá em Brasília, no dia 3 de dezembro, reunindo representantes do Ministério da Saúde e municípios certificados de todo o país.
