GCM realiza prisões e frustra crimes em ações distintas durante o fim de semana em Bragança Paulista

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, realizou importantes ações de segurança pública entre a madrugada de sexta-feira (12/12) e a manhã de segunda-feira (15/12), que resultaram na prisão de três pessoas em flagrante e na frustração de crimes em diferentes pontos da cidade.

Tentativa de furto qualificado em supermercado durante a madrugada

Na madrugada de sexta-feira (12/12), a Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista frustrou, uma tentativa de furto qualificado em um supermercado localizado na Rua João Pastrana, no bairro Jardim São Lourenço. A ocorrência foi registrada às 3h11 e contou com o apoio da base móvel da corporação.

De acordo com as informações apuradas, a Central de Monitoramento da empresa de vigilância responsável pelo estabelecimento identificou, por meio do sistema de câmeras, a presença de um indivíduo no interior do supermercado, que se encontrava fechado ao público. Diante da situação, a Guarda Civil Municipal foi imediatamente acionada e se deslocou até o local.

No endereço, os agentes mantiveram contato com o vigilante e, em seguida, com a gerente do estabelecimento, para viabilizar o acesso ao interior do imóvel. Após a abertura do supermercado, o indivíduo foi localizado e abordado ainda dentro do comércio, caracterizando o flagrante.

Durante a averiguação, foi constatado que o autor ingressou no local por meio de escalada, utilizando uma escada para alcançar o telhado, onde quebrou parte da cobertura e danificou uma grade metálica de proteção, configurando o rompimento de obstáculo. No interior do estabelecimento, ele chegou a separar aproximadamente quatro garrafas de champanhe, que foram colocadas sobre o telhado com a intenção de serem retiradas posteriormente.

A subtração, no entanto, não foi consumada, uma vez que o indivíduo foi surpreendido antes de deixar o local com os produtos, caracterizando o crime como tentativa de furto qualificado. Devido à dificuldade de acesso ao telhado, ao período noturno e à baixa iluminação, os objetos não foram localizados nem apresentados no plantão policial.

A ocorrência foi registrada pela Guarda Civil Municipal e apresentada à Polícia Civil, com o apoio das imagens do sistema de monitoramento do estabelecimento, que confirmam a ação criminosa. A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil reforça que a integração entre tecnologia, vigilância privada e forças de segurança tem sido fundamental para coibir crimes e garantir mais segurança à população de Bragança Paulista.

GCM frustra tentativa de furto qualificado em supermercado durante a madrugada

 

Prisão de homem em flagrante por descumprimento de medida protetiva no Jardim Recreio

Na tarde de sábado (14/12), a Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva, prevista na Lei nº 11.340/06 (Lei Maria da Penha), associada ao crime de ameaça, no bairro Jardim Recreio.

A equipe foi acionada às 14h13 pelo Centro de Comunicação Operacional (CCO), após solicitação da vítima, que relatou que o autor, contra o qual havia medida protetiva vigente, esteve em frente à sua residência. Segundo o relato, o indivíduo teria abordado duas crianças, segurando o braço de uma delas e tentando abraçar a outra, sem sucesso.

Ainda conforme as informações apuradas no local, um familiar da vítima percebeu a situação, dirigiu-se ao portão da residência e o autor evadiu-se correndo. Durante a tentativa de fuga, o indivíduo caiu na via pública e foi contido por populares até a chegada da Guarda Civil Municipal, em um ponto próximo ao local da ocorrência.

A equipe da GCM se deslocou até o endereço, localizou o autor e conduziu todas as partes ao Plantão Policial. Devido ao risco de fuga, foi necessário o uso de algemas durante o encaminhamento. No local, a autoridade policial lavrou o auto de prisão em flagrante pelos crimes de descumprimento de medida protetiva e ameaça.

Prisão de homem em flagrante por descumprimento de medida protetiva no Jardim Recreio


Prisão de mulher em flagrante por tráfico de drogas na Praça da Bíblia

A Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, realizou na manhã de segunda-feira (15/12) a prisão em flagrante de uma mulher por tráfico de drogas, durante ação de apoio operacional na região da Praça da Bíblia.

A ocorrência foi registrada por volta das 8h25, após acionamento do Centro de Comunicação Operacional (CCO). De acordo com as informações, a equipe de monitoramento da GCM visualizou, por meio das câmeras, uma pessoa em atitude suspeita praticando o comércio de entorpecentes. Com base nas características repassadas, a guarnição se deslocou imediatamente ao local e, após breve vigilância, realizou a abordagem.

Durante a ação, foi solicitado o apoio de uma GCM feminina para a realização da busca pessoal. No momento em que percebeu a iminente revista, a suspeita investiu contra a equipe, sendo necessário o uso progressivo da força para contê-la. Após ser dominada, ela foi algemada devido ao fundado receio de fuga.

Na revista inicial, os agentes localizaram 14 pedras de crack e R$ 60,00 em dinheiro, em notas trocadas, características comuns da prática de tráfico de drogas. Em razão de escoriações decorrentes da tentativa de evasão, a mulher foi encaminhada à Santa Casa para atendimento médico. Durante a avaliação, foi encontrada mais uma porção de crack em suas vestes.

Após ser atendida e liberada pela equipe médica, a suspeita foi conduzida ao Plantão Policial, onde a ocorrência foi apresentada juntamente com as imagens do sistema de monitoramento. A autoridade policial de plantão ratificou a prisão em flagrante por tráfico de drogas, permanecendo a indiciada à disposição da Justiça.

A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil destaca a importância do trabalho integrado entre o monitoramento eletrônico e as equipes em campo, demonstrando o comprometimento da Guarda Civil Municipal com a segurança da população e o combate ao tráfico de entorpecentes em Bragança Paulista.

Prisão de mulher em flagrante por tráfico de drogas na Praça da Bíblia