Nome de Nivaldo Caixa é eternizado no Galpão de Eventos do Posto de Monta
Lei sancionada reconhece trajetória de dedicação ao serviço público e à vida cultural do município
Uma das figuras mais queridas e lembradas do serviço público municipal passa a ter seu nome eternizado em um dos principais espaços de eventos de Bragança Paulista. Em solenidade realizada nesta quarta-feira (24), foi sancionada a lei que denomina o Galpão de Eventos do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, o Posto de Monta, como “Nivaldo de Oliveira Santos (Nivaldo Caixa)”.
A homenagem foi oficializada por meio da Lei 5.160, de autoria do vereador Jota Malon e do Executivo Municipal, reconhecendo a trajetória de um servidor que marcou gerações pelo compromisso com a cidade, pela dedicação ao trabalho e pela forma acolhedora com que se relacionava com as pessoas.
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Gislene Bueno (Gi Borboleta), representando o prefeito Edmir Chedid, dos vereadores Camila Marino da Saúde, Jocimar Scotti, Jota Malon, Sidiney Guedes e Gabriel Curió, além de secretários municipais, servidores e familiares do homenageado, entre eles a esposa Eliana Scotti Santos e as filhas Juliana Scotti Santos, Mariana Scotti Santos e do genro Gabriel Cardoso.
Conhecido carinhosamente como “Caixa”, Nivaldo de Oliveira Santos nasceu em 26 de fevereiro de 1960 e construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao município. Após experiências no setor bancário e no comércio local, consolidou sua vocação para o atendimento à população no serviço público, onde exercia a função de Assessor de Gabinete. Também teve participação destacada na vida cultural da cidade, especialmente no Carnaval bragantino, atuando como vice-presidente da Escola de Samba Unidos do Lavapés até 2023.
Autor do projeto, o vereador Jota Malon destacou a importância da homenagem e a ligação do homenageado com o espaço escolhido. “Queríamos que o Caixa estivesse aqui para receber essa homenagem. Era uma pessoa especial, companheira, amiga e que ajudou muita gente. O galpão é um lugar de alegria, de encontro e de festa, exatamente como ele gostava. Não poderia existir local mais adequado para levar o seu nome. Com essa homenagem, eternizamos a memória de alguém que deixou sua marca na vida de muitas pessoas e também na história da cidade”, afirmou.
Representando a família, Eliana Scotti Santos agradeceu pela homenagem. “Estou muito feliz pelo galpão receber o nome do Nivaldo. Ele era uma pessoa alegre, que gostava de estar com as pessoas e participar dos momentos de confraternização. Foi uma homenagem muito justa”, declarou muito emocionada.
Representando o prefeito Edmir Chedid, a vice-prefeita Gislene Bueno (Gi Borboleta) relembrou a convivência com o homenageado e ressaltou sua importância para o município. “O Caixa foi um amigo leal, parceiro e uma pessoa que sempre enxergava o lado positivo das coisas. Ele amava Bragança Paulista e vivia intensamente tudo o que fazia. Era alguém que acolhia as pessoas, que estava sempre disposto a ajudar e que marcou a vida de muita gente. Essa homenagem é uma forma de reconhecimento por tudo o que ele representou para a cidade e para todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele”, disse.
O secretário municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, Leonardo Godoi Paes, destacou o simbolismo da homenagem. “É uma homenagem muito merecida. O galpão recebe grandes eventos e será lembrado por milhares de pessoas ao longo dos anos. Não havia nome melhor para representar esse espaço tão importante para a cidade”, afirmou.
Galpão de Eventos Nivaldo Caixa
Importante equipamento para eventos, o Galpão de Eventos do Posto de Monta foi inaugurado em 2023 e se tornou referência para a realização de feiras, exposições, shows e festividades. O espaço conta com infraestrutura completa, incluindo boxes para expositores, palco com camarim, banheiros, fraldário e acessibilidade, recebendo eventos promovidos pelo poder público e pela iniciativa privada.
A construção do galpão foi viabilizada com recursos do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), conquistados por meio da atuação do então deputado estadual e atual prefeito Edmir Chedid.
O equipamento integra o conjunto de investimentos realizados no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa após a doação definitiva do espaço ao município, obtida no final de 2022 graças também à articulação de Edmir Chedid junto ao Governo do Estado. A incorporação do Posto de Monta ao patrimônio municipal permitiu ampliar os investimentos no local e fortalecer sua vocação para o agronegócio, o turismo, a cultura e o lazer.
Agora, além de sediar grandes eventos que movimentam a economia e valorizam as tradições bragantinas, o galpão passa a carregar também a memória de um servidor que fez da amizade, da dedicação ao próximo e do amor por Bragança Paulista as marcas de sua trajetória.