Bragança Paulista amplia ações de combate à violência contra a mulher
Combater a violência contra a mulher está entre as atribuições da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, por isso, desde 2019, são realizadas ações, com suporte da rede de apoio.
Uma das principais campanhas em vigor é o “Não se Cale”, iniciada em 2019. De lá para cá, anualmente são feitas as ações de conscientização das mulheres bragantinas e também de toda a população, com distribuição de panfletos, palestras, capacitações e reuniões.
Em 2023 foi lançado em Bragança Paulista o “Selo Estabelecimento Amigo da Mulher”, em que os estabelecimentos deverão colocar os cartazes com as informações necessárias para que a mulher que esteja se sentindo intimidada, ameaçada ou agredida saiba como pedir ajuda.
Lançada durante o Agosto Lilás, a ação simboliza o compromisso da cidade em combater a violência de gênero e promover a conscientização sobre a importância de respeitar os direitos das mulheres em todos os aspectos da vida, garantindo uma sociedade mais igualitária e segura para todas as suas cidadãs.
Através deste selo, estabelecimentos comerciais como, por exemplo, bares, restaurantes e casas noturnas comprometem-se a adotar práticas que contribuam para a prevenção da violência de gênero, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres.
Outras ações também foram organizadas, como a palestra “Sebrae Delas – Descubra-se!”; palestra “Encantando pessoas, transformando empresas”, com Cristiano Mantovanini; palestra “Empreenda sua Carreira”, com Camila de Sá; audiência pública on-line “Projeto Escola de Afeto”, parte do Projeto Escola de Afeto; Encontro para Mães de pessoas LGBTQIA+ e comemoração todo dia 8 de março, ao Dia Internacional da Mulher.
Em Bragança Paulista, a mulher pode procurar ajuda através:
- Telefones de Emergência 192 e Disque Denúncia 190;
- Fundo Social, localizado na Rua Dr. Freitas, 835, no Matadouro, telefone 4035-0010;
- CREAS, localizado na Rua Dr. José Hermenegildo Pereira Guimarães, 64, Lavapés, telefone 4604-1549;
- Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), na Avenida dos Imigrantes, nº 9, Praça 9 de Julho, Taboão, telefone 4033-3795;
- Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Projeto Guardiã da Penha), telefone 153;
- Polícia Civil - Plantão 24 horas, telefone 4034 7420;
- Polícia Militar – Plantão 24 horas pelo telefone 190.



