Bragança Paulista é a 8ª melhor cidade do Brasil com mais de 100 mil habitantes para morar

Mais uma vez Bragança Paulista se destaca no cenário nacional. Município é o 36º em ranking das melhores cidades para se viver no país. Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, é a 8ª colocada. É a única da região a figurar na lista criada pela Gazeta do Povo.

 

Com base em diferentes índices, as cidades receberam nota geral de 0 a 10. Bragança Paulista está com a nota 7,26 (apenas 169 cidades obtiveram nota superior a 7). A média dos municípios brasileiros ficou em 5,66 pontos.

 

Para a Administração Municipal, ser a 8ª melhor cidade com mais de 100 mil habitantes e a 36ª melhor cidade do Brasil reflete o compromisso assumido em 2017 com a população bragantina. Desde o início da gestão, foram realizadas diversas melhorias que colaboraram com os índices positivos.

 

Nos primeiros anos de mandato, Bragança Paulista tornou-se um verdadeiro canteiro de obras. De 2017 até o momento, mais de mil ruas foram recapeadas e pavimentadas, os prédios da educação e saúde passaram por reforma, os espaços esportivos foram revitalizados, houve a recuperação do patrimônio histórico e cultural. A segurança e o meio ambiente destacam-se positivamente com prêmios e rankings. Houve ainda o impulsionamento do empreendedorismo e da indústria, resultando em mais geração de renda.

 

O veículo de comunicação compilou uma ampla base de dados, levando-se em consideração levantamentos oficiais, para identificar a melhor cidade para morar no Brasil. A matéria é de autoria de Gabriel de Arruda Castro, jornalista e mestre em Política e Administração Pública.

 

As estatísticas permitiram uma comparação direta entre os 5.570 municípios brasileiros. A lista de indicadores levadas em conta no ranking são:

 

- Educação (IDEB Ensino Fundamental - anos finais; IDEB Ensino Médio (2021); índice de analfabetismo e vagas de ensino superior);

 

- Taxa de homicídios;

 

- Saúde (número de leitos hospitalares, mortes evitáveis e número de médicos);

 

- Economia (PIB - Produto Interno Bruto e população empregada;

 

- Infraestrutura (vias públicas com pavimentação e meio-fio na área urbana, domicílios ligados à rede de esgoto, abastecimento de água, aglomerados subnormais e domicílios com coleta de lixo 2022);

 

- Expectativa de vida;

 

- Mortes no trânsito;

 

- Suicídios;

 

- Cultura (salas de cinema e bibliotecas públicas); e

 

- Famílias em situação de rua.

 

Esses foram considerados os principais critérios para uma vida de qualidade e Bragança Paulista tem índices de excelência em praticamente todos eles.

 

Na educação, neste ano, Bragança Paulista conquistou o 7º lugar entre os 600 municípios mais bem avaliados na categoria percentual de crescimento na fluência leitora de São Paulo. Também ampliou o ensino integral e superou as metas do Plano Nacional de Educação. Em 2016, apenas uma escola de ensino fundamental e três creches ofereciam atendimento integral a cerca de 350 alunos. Hoje, 16 escolas de educação básica e 12 creches atendem aproximadamente 6.980 alunos, representando cerca de 43% do total de matriculados na rede municipal.

 

Esse crescimento permitiu superar a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que recomenda que pelo menos 25% dos alunos do ensino básico estejam matriculados em escolas de tempo integral. Em 2022, a Rede Municipal de Ensino de Bragança Paulista atingiu a nota 6,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O município ficou acima da nota proposta para 2021, que era 5,9.

 

Em relação a taxa de homicídios, Bragança Paulista foi classificada como a 7ª cidade do Brasil com a menor taxa de homicídios entre os 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o Atlas da Violência divulgado no último dia 18/06. A taxa de homicídios em Bragança Paulista é de 4,5 por 100 mil habitantes.

 

A saúde Bragança Paulista investiu milhões em reformas e ampliações de unidades de saúde, ampliou os atendimentos e consultas médicas e odontológicas, entregou quase mil e quinhentas órteses, próteses e aparelhos auditivos, realizou ações de combate à dengue, promoveu campanhas mensais com diversos temas e, na pandemia da Covid-19, foi exemplo de comprometimento, profissionalismo e humanidade.

 

Entre os 645 municípios do Estado, Bragança Paulista foi a 38ª cidade que mais gerou empregos com carteira assinada nos últimos 12 meses. O ranking das campeãs de vagas foi divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo. Na região, Bragança Paulista é a cidade mais bem colocada no ranking. Em 12 meses (entre abril de 2023 e abril de 2024), foram 1.975 empregos formais gerados. Entre janeiro e abril de 2024, já existe um saldo positivo de 888 vagas, segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Governo Federal.

 

Todas as áreas receberam atenção e investimentos. Essa avaliação é o resultado de múltiplos esforços para tornar Bragança Paulista a cidade mais amada, acolhedora e pronta para o futuro.

 

Prefeitura moderniza frota de viaturas da GCM para reforçar segurança (3)Centro Cultural Prefeito Jesus ChedidBragança alcançou altos índices de saúdeBragança alcançou altos índices de infraestruturaBragança alcançou altos índices de educaçãoBragança alcançou altos índices de infraestrutura e trânsitoBragança alcançou altos índices de economiaRanking considerou trabalho voltado para pessoas em situação de rua