Mudanças na Rotatória do Tasca melhoram mobilidade em Bragança Paulista

Desde 2017, a Prefeitura de Bragança Paulista promoveu um avanço na mobilidade urbana, com iniciativas que priorizam a segurança no trânsito. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana tem desempenhado um papel crucial no município, com a implantação de inúmeras ações de conscientização, reconfigurações viárias e diversas melhorias no trânsito. Nos últimos anos, foram realizados estudos e implantações de diversas modificações que melhoraram o fluxo e, principalmente, trouxeram segurança aos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas em geral.

Os motoristas que trafegam pela região da “Rotatória do Tasca” notaram que o sistema viário da área, a nova configuração do trânsito e a sinalização semafórica foram positivos. Após análise da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana sobre o comportamento do tráfego, ajustes na temporização são realizados sempre que necessários.

Os motoristas que vêm da Rodovia Capitão Bardoíno têm três alternativas pela configuração implantada. Os que forem seguir para a região do Lavapés devem se manter à esquerda e acessar a nova alça criada. Os que forem para o Centro devem se manter na pista central e cruzar a Avenida dos Imigrantes, continuando pela Avenida Dr. Plínio Salgado. Por fim, quem vai em direção ao Taboão deve se manter à direita.

Foi realizada a remoção de parte do barranco na divisa da Av. Plínio Salgado com a Rua Domingos Alves Matheus para a criação de uma terceira faixa de rolamento exclusiva para os veículos que irão acessar a Av. dos Imigrantes no sentido Lago do Taboão.

Realizada pela Prefeitura de Bragança Paulista por meio das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e de Serviços, a obra teve como objetivo proporcionar a melhor distribuição dos fluxos e melhoria no trânsito em uma das áreas mais movimentadas do município. O local recebeu ainda novo paisagismo, realizado pela Secretaria de Serviços, por meio da Divisão de Parques e Jardins. Os canteiros foram revitalizados, com diversas plantas e flores. A nova configuração deve diminuir as filas que se formam neste entroncamento, principalmente nos horários de pico.

Imagem 1