Atuação integrada define plano para regularização da fiação urbana
Dia D, em 08 e 09 de março, abre uma nova etapa de ações em toda a cidade
O problema dos fios soltos e irregulares nos postes de Bragança Paulista entrou na fase de solução. Reunião administrativa entre o Município e empresas concessionárias e permissionárias de energia elétrica, telefonia, internet e telecomunicações definiu um plano definitivo de regularização da fiação urbana, com prazos, responsabilidades e a realização do Dia D, um grande mutirão que marcará o início das ações práticas na cidade.
As empresas foram convocadas de forma obrigatória pela Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, em conjunto com o Procon Municipal, após fiscalizações técnicas identificarem cabos soltos, em desuso, emaranhados sem identificação e ocupações irregulares de postes, situações que representam riscos à segurança da população, comprometem a organização urbana e violam normas técnicas e legais.
Durante a reunião, as concessionárias estiveram representadas por responsáveis legais com poderes de deliberação. Foram definidos critérios objetivos de responsabilização, exigidos planos de ação e cronogramas para identificação, retirada e regularização dos cabos irregulares, além da adoção de medidas permanentes de controle, fiscalização e prevenção de novas irregularidades.
Como principal encaminhamento, a concessionária de energia Energisa apresentou às empresas de telecomunicações um plano de regularização que começa com a realização do Dia D, nos dias 08 e 09 de março, na Praça José Bonifácio e em seu entorno. A ação contará com a participação das empresas Up-Link, Netturbo, Claro, Conect Fiber, Newconnect, Teleson, Fiber Up, ISP, Secw, Minutos Telecon, Powernet, StarMan, Vivo e Tim. Após o Dia D, os serviços avançarão para mais seis regiões da cidade, com expansão gradual para todo o município, com apoio das Secretarias Municipais de Serviços e de Mobilidade Urbana.
O prefeito Edmir Chedid ressaltou a atuação conjunta entre o poder público e as empresas na solução do problema. “Tenho certeza da colaboração destas empresas. Da nossa parte, haverá total apoio no que for necessário. Os fios soltos prejudicam a cidade e representam riscos, e contamos com esse trabalho para mudar essa realidade”, declarou na abertura do encontro.
O gerente de Gestão de Projetos e Institucional da Energisa, Dalessandro Luís Mafei, explicou a origem e a execução da iniciativa. “A ideia deste Dia D surgiu de conversas com o prefeito Edmir Chedid e foi rapidamente acatada por nós da Energisa. Já temos experiências positivas em outras cidades e agora faremos essa parceria com as empresas de telecomunicações para iniciar os trabalhos em Bragança Paulista”, destacou.
O secretário municipal de Assuntos Jurídicos, José Galileu de Mattos, reforçou o compromisso institucional com a regularização e a fiscalização. “É um compromisso nosso resolver esta situação. Em 2025 fortalecemos o Procon Municipal e, neste início de 2026, vamos dar atenção especial à questão dos fios soltos. Esta reunião demonstra que as empresas estão interessadas”, pontuou.
Com a definição do Dia D e dos cronogramas, Bragança Paulista avança na organização da infraestrutura urbana, reforçando o compromisso com a segurança da população, a preservação do espaço público e a melhoria da paisagem urbana.



