A reestruturação da rede municipal de ensino de Bragança Paulista, prevista para 2026, traz mudanças e ganhos pedagógicos importantes para a comunidade escolar. Para esclarecer as principais dúvidas, a Secretaria Municipal de Educação responder perguntas sobre as mudanças:

 

1 - O que muda com o fim das salas multisseriadas?
Alunos de diferentes séries não estarão mais na mesma sala. Cada criança passará a estudar em uma turma organizada conforme a correspondência idade-série. Isso significa mais foco no aprendizado e maior ganho pedagógico.

 

2 - Teremos professores e auxiliares suficientes?
Sim. A reorganização está sendo planejada para 2026, garantindo o remanejamento necessário de professores e funcionários. Todas as salas receberão atendimento adequado, mantendo a qualidade do ensino.

 

3 - Quais escolas terão vagas ampliadas?
Serão 4 escolas da zona rural e 5 da área urbana contempladas com a reorganização. Nas escolas rurais, a medida tem como objetivo eliminar as classes multisseriadas. Já o tempo integral será oferecido somente nas escolas urbanas.

Escolas da zona rural:

EMR Elizabeth Nani Alessandri (Biriça do Valado)

EMR Profª Maria José de Campos Dorigo (Boa Vista)

Polo 3 – EMR Profª Maria da Glória Teixeira Rodrigues e EMR Profª Fernanda Ximenes Fernandes

EMR Monsenhor Pedro Paulo Farhat (Bom Retiro)

Escolas da área urbana:

EM Prof. Fernando da Silva Leme (Santa Luzia)

EM Profª Maria Thereza Cacossi Salema (Parque dos Estados)

EM Maria Elisa Quadros Câmara (Vila Aparecida)

EM Maria Erci Ramos Valle (Henedina Cortez)

EM Maria Lucia C de C Serralvo (Bairro Uberaba)

 

4 - Se a escola oferecer tempo integral, as famílias serão obrigadas a aderir?
Não. Para as novas escolas com atendimento em tempo integral, a opção continua sendo da família. A escola entrará em contato para confirmar se a criança permanecerá em tempo integral ou meio período.

 

5 - Para onde vão os alunos das escolas reorganizadas?
A Secretaria de Educação já iniciou reuniões com as comunidades escolares. Todos os alunos serão transferidos para escolas com turmas regulares. O transporte da zona rural continuará, e todos os trajetos foram cuidadosamente estudados, garantindo que a mudança não aumente significativamente o tempo que os alunos passam no transporte. Ninguém ficará sem atendimento.

 

6 - Quantas novas vagas serão criadas?
A partir de 2026, serão mais de 1.200 novas vagas em tempo integral: 600 em pré-escolas e 633 em creches. Um avanço importante para as crianças e famílias de Bragança Paulista.