Prefeitura de Bragança Paulista inaugurou Programa Vida Longa para idosos em situação de vulnerabilidade
Em junho de 2023, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) e Habitação, inaugurou o Programa Vida Longa, acolhendo 20 idosos em sua fase inicial. O projeto, denominado "Olinda Salaroli Cerqueira", entregou 28 moradias em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. O programa visa proporcionar habitação digna e gratuita a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
Destinado a indivíduos com 60 anos ou mais, o Vida Longa atende aqueles que vivem sozinhos ou com vínculos familiares fragilizados, apresentando independência nas atividades diárias e com renda mensal de até dois salários mínimos. O programa se caracteriza como um acolhimento em república, para promover a independência do idoso, possibilitando a permanência dele na moradia com qualidade de vida. Há ainda áreas comuns de convivência, para estimular as relações sociais.
Desde sua inauguração, o Programa Vida Longa tem proporcionado uma série de atividades enriquecedoras para os idosos participantes. Eventos como a Festa Julina, idas ao teatro para assistir Stand Up, visitas ao circo, participação nos eventos da Semana do Idoso, passeios culturais em museus e centros culturais, a Noite da Pizza, e a realização de ações de Saúde Bucal e Novembro Azul evidenciam o compromisso com o bem-estar e integração social.
A partir de setembro de 2023, foram introduzidas oficinas de capoterapia, musicalização, artesanato e estimulação cognitiva, visando não apenas à moradia, mas ao enriquecimento integral da vida dos idosos participantes do Programa Vida Longa em Bragança Paulista.


