Projeto Municipal de Pagamentos por Serviços Ambientais Lar Temporário para Animais – “PSA Animal” é lançado em Bragança Paulista
Cães e gatos resgatados em Bragança Paulista poderão ganhar lar temporário até receber adoção permanente graças ao Projeto Municipal de Pagamentos por Serviços Ambientais Lar Temporário Para Animais – “PSA Animal”, da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A abertura do Chamamento Público foi anunciada nesta quarta-feira, dia 26/06, pelo Prefeito Edmir Chedid, ao lado da Vice-Prefeita Gislene Bueno e do Secretário Municipal de Meio Ambiente, João Ricardo Guimarães Caetano.
“O PSA Animal é uma forma de ajudar os cerca de 600 cães e gatos que estão disponíveis no município para adoção. O programa é resultado de um projeto de lei apresentado pela Gi quando era Presidente da Câmara. Quando ela assumiu como Prefeita, por 10 dias em 2024, editou o Decreto e é com muito prazer que estamos cumprindo esse Decreto”, destacou o Prefeito Edmir Chedid.
A Vice-Prefeita Gislene Bueno lembrou que mais uma vez Bragança Paulista sai à frente. “Temos Castramóvel, Samuvet, tive a grata satisfação de ser autora do decreto que regulamenta o lar temporário em Bragança Paulista e hoje estamos iniciando essa importante etapa na implantação do PSA Animal”.
“A ideia é que as pessoas recebam estímulos para adotar animais. Nós vamos custear as despesas por 6 meses, de voluntários que queiram receber esses animais em suas casas. Ao final do período vamos estimular a adoção permanente”, completou o Secretário de Meio Ambiente, João Ricardo Guimarães Caetano.
O objetivo do programa é incentivar a criação de lares temporários para cães e gatos, para animais encaminhados pela DIBEM (Divisão de Bem-Estar Animal), por meio da doação de ração e insumos em auxílio aos serviços ambientais realizados pelo interessado.
Pelo Chamamento Público será feita a habilitação e credenciamento de interessados em participar do Projeto PSA Animal. A iniciativa deve possibilitar que os animais tenham uma chance maior de adoção por meio de campanhas feitas pela DIBEM, juntamente com os responsáveis pelo Lar Temporário. Saliente-se que o pagamento por serviços ambientais prestados somente engloba animais encaminhados pela DIBEM.
O responsável pelo lar temporário, ao dar o aceite, receberá o animal, devidamente vacinado, comprometendo-se a cuidá-lo por 6 meses, ou em prazo inferior caso seja adotado. No período em que cuidar do animal, o responsável pelo lar temporário receberá a quantidade de ração, vermífugo e desinfetante necessária para o consumo do animal e limpeza/mês, como forma de incentivos/auxílio pelos serviços ambientais prestados.
No caso de adoção do animal, os trâmites serão feitos e acompanhados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, devendo o responsável pelo lar temporário entregar o animal ao novo tutor, mediante notificação da DIBEM (Divisão de Bem-Estar Animal).
Passado o prazo da permanência do animal no lar temporário, sem a adoção do animal, este deverá ser entregue à DIBEM.
As inscrições começam nesta quinta-feira, dia 26 de junho e seguem até 20 de agosto de 2025. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas através do e-mail [email protected]
Para participar é preciso seguir alguns critérios como: ser maiores de 18 anos; residir em Bragança Paulista; ter disponibilidade afetiva/tempo; consentimento de todos os membros da família; não possuir antecedentes criminais relacionados a maus-tratos ou infrações correlatas; e ter local adequado para receber os animais.
A critério da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, havendo disponibilidade orçamentária e demanda, os habilitados receberão os animais encaminhados por meio da DIBEM em esquema de rodízio, sendo a que a ordem do rodízio será determinada através de sorteio que ocorrerá no dia 01 de setembro de 2025, às 9h30, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, gerando um banco de dados.
Todas as regras e informações estão disponíveis no Chamamento Público, publicado na Edição nº 2.055A da Imprensa Oficial do município.
IMPORTÂNCIA DO LAR TEMPORÁRIO PARA CÃES E GATOS
O lar temporário é o acolhimento provisório dos animais sem tutor, até que sejam adotados. Os abrigos nem sempre podem oferecer todo o cuidado e carinho que os animais necessitam, por abrigarem muitos animais ao mesmo tempo. E no lar temporário é possível uma colaboração maior com a recuperação, socialização e educação desses animais.
O lar temporário normalmente é uma casa de família, onde o animal segue uma rotina bem parecida com a que terá ao ser adotado, ele recebe uma atenção individualizada. Nos abrigos, a estrutura é para receber muitos animais e os cuidados são diferentes e mais coletivos.
Além de colaborar com a socialização do animal com as pessoas, é mais fácil que esse cão ou gato se adapte melhor depois, em um lar definitivo, até pelo fato de ficarem menos estressados no lar temporário do que no abrigo.
A ação também colabora para que os abrigos não fiquem superlotados e facilitam a adoção.


