Maio Cultural On-line inicia com atrações para todas as idades

Em tempos tão sombrios, a cultura é o sopro de esperança e alegria que nos faz acreditar em dias melhores. A cultura enriquece, une e transforma a nossa sociedade. Para garantir que a arte se alastre pelos quatro cantos da cidade, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, convida à população para participar da abertura do “Maio Cultural 2021”.

Totalmente on-line e em conformidade com o momento atual, as apresentações acontecerão durante todos os finais de semana do mês de maio às 10h, às 15h e às 20h, através do Facebook da Prefeitura de Bragança Paulista (https://www.facebook.com/prefeituradebragancapaulista).

A abertura oficial do evento acontece neste sábado (08/05), às 10h, com a palestra “Encontrando Beleza na Simplicidade”, com a fotógrafa Daniela Romanesi. A palestra consiste em exemplificar com experiências próprias, um modo de perceber a beleza escondida em nosso dia a dia. As histórias foram trazendo personalidade e expressão ao trabalho dela, fazendo com que desenvolvesse um estilo na fotografia se conectando a uma simplicidade disponível a todos.

Em seguida, às 15h, o Grupo Forró de Quintal reúne clássicos da música nordestina em homenagem aos grandes mestres da música popular brasileira, como Luiz Gonzaga, Marinês, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. Com sanfona, guitarra, zabumba e outras percussões, o grupo faz um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina.

Encerrando as atividades do primeiro dia de evento, a atriz Flávia Garrafa convida a população para prestigiar o espetáculo teatral “Faça Mais Sobre Isso”. A peça discute com humor a capacidade e o desejo da mudança pessoal, tendo como pano de fundo o consultório de uma psicoterapeuta. O texto discute e revela as angústias, dúvidas, questionamentos e o desconforto que leva cada paciente a procurar ajuda terapêutica.

Com o objetivo de apresentar os conceitos introdutórios fundamentais à construção de uma abordagem prática do ofício teatral, bem como exercícios que promovam mudanças positivas no dia a dia do aluno, o workshop “Curso de Teatro” abre o segundo dia de atividades do “Maio Cultural”. Para ampliar a interação entre a professora e os alunos, a capacitação acontecerá via Zoom, por meio deste link (https://cutt.ly/mbEvFtN). Vagas limitadas.

Para entreter as crianças, assim como propiciar atividades que desenvolvam habilidades, ampliem o vocabulário e estimulem a imaginação, às 15h, a escritora e contadora Giovana Gabriel convida o público infantil para participar da contação de história sobre o livro Lulli e Tutti, livro infantil criado a partir da leitura de "O Patinho Feio".

A proposta é uma nova interpretação dessa história com uma mensagem positiva, uma vez que o patinho feio só é aceito após se transformar em um cisne. Em Lulli e Tutti, Lulli é um pássaro que pensa que é cachorro, mas ao descobrir a verdade aceita-se como é e não precisa se transformar para ser feliz e viver novas aventuras com seu amigo-irmão Tutti, um cãozinho muito simpático.  

Finalizando a primeira semana do “Maio Cultural”, Susana Nogueira e Dunga apresentam, às 20h, o projeto “Duo Piano e Voz”, em homenagem ao Dia das Mães.

A programação completa das atividades (sujeita a alteração), bem como informações adicionais sobre os projetos, está disponível no endereço: https://www.braganca.sp.gov.br/secretarias-municipais/cultura-e-turismo/maio-cultural.

ARTE - Programação 1ª