Exemplar 010412345678

Ingá Mirim

Nome Científico: Inga Marginata.

Locaçização: 342.895 mE x 7.461.107 mS

Características:  Arbusto ou árvore 3 a 10 m altura, com copa globosa e densa e ramos cilíndricos e glabros (sem pelos). O tronco é liso, cilíndrico, ramificado (quando em pleno sol) e de cor verde olivaceo na juventude passando para o castanho claro. Na base das folhas compostas existe uma estípula (tipo de folha modificada) de 3−4 mm comprimento. O pecíolo mede 1 a 3 cm comprimento; com raque de 2,5 a 7 cm comprimento, minimante alada (com asas), com nectário estipitado, cupuliforme (forma de cúpula) entre os 2 ou 3 pares de folíolos.

Locais de Ocorrência: Espécie que habita diversos ecossistemas brasileiros estando sempre presente nas matas ciliares de pequenos rios, estando presente em praticamente todos os estados do Brasil.

Fruto:Frutifica nos meses de Dezembro a Abril. Os frutos são deliciosos e muito refrescantes para serem consumidos in natura, principalmente se forem deixados na geladeira por algumas horas. A árvore é ornamental e ótima para decorar pequenos jardins. As flores são de excelente qualidade em produção de néctar e pólen, e por isso muito indicada para os apicultores. Frutos são alimento de papagaios e periquitos Pelo pequeno porte esta espécie pode ser cultivada com sucesso na arborização urbana.

Aspectos Ecológicos: A árvore é ornamental e ótima para decorar pequenos jardins. As flores são de excelente qualidade em produção de néctar e pólen, e por isso muito indicada para os apicultores. Frutos são alimentos de papagaios e periquitos. Pelo pequeno porte esta espécie pode ser cultivada com sucesso na arborização urbana. É uma planta de fácil cultivo e rápido crescimento, bastante resiste a baixas temperaturas (até – 3 graus). Pode ser cultivada em todo o Brasil, e em qualquer altitude.