Exemplar 010812345678

Pau Viola

Nome Científico: Citharexyum Myrianthum.

.Locaçização: 341.170 mE x 7.463.030 mS

Características: Espécie arbórea com 8-20 metros de altura, dotada de copa rala e tronco com 40-60 cm de diâmetro, revestida por casca com coloração parda e ritidoma escamoso. As folhas são opostas cruzadas, simples e de margens pouco onduladas. Face inferior com coloração mais clara e nervuras proeminentes. As flores são brancas, pouco vistosas e dispostas em inflorescências. Os frutos são bagas vermelhas e vistosas contendo 1-4 sementes.

Locais de Ocorrência: O Pau Viola é encontrado em florestas e matas úmidas e alagadas do Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil. Indicada principalmente para o plantio na faixa litorânea e em terrenos úmidos e até brejosos, além da margem de rios e represas. Recebe vários nomes como: pau-de-viola, tucaneira, jacareúba, baga-de-tucano, pombeiro, tarumã e tarumã-branco, devido a cor das flores.

Madeira: Dura ao corte e pesada, é usada para a construção externa (dormentes, cruzetas, postes, etc) e na produção de carvão.

Aspectos Ecológicos:Como é extremamente rústica, de crescimento rápido e tem boa adaptação a vários tipos de clima, é indicada para reflorestamento. Além disso vai bem em condições brejosas.