A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil está disponibilizando serviços para consulta de índices pluviométricos; previsão do tempo; velocidade do vento; entre outros serviços. Confira:

CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Ao clicar no link (http://sjc.salvar.cemaden.gov.br/resources/graficos/interativo/grafico_CEMADEN.php?idpcd=7231&uf=SP#), o munícipe será direcionado para uma página onde os dados a serem verificados estão ao final da mesma conforme abaixo.

Caso apareça dados de outra cidade, basta digitar Bragança Paulista no campo “CIDADE”.

Bragança Paulista possui 6 pluviômetros automáticos distribuídos nos seguintes bairros: Água Comprida, Jardim São Miguel, Jardim Júlio Mesquita, Jardim Cedro e dois no Bairro do Lavapés sendo um pluviômetro instalado na sede da Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (SEMJEL) e outro na Rua Monteiro Lobato, sob a ponte do Ribeirão Lavapés (Estação Hidrológica e Pluviômetro automático).

Os dados verificados pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil são sempre os das últimas 24h, ou seja, pela manhã, a equipe da Defesa Civil coleta os dados da coluna 24 que é a média de chuva das últimas 24 horas. A informação da quantidade de chuva disponibilizada à população é sempre a informação do pluviômetro que informar o maior número de acumulado de chuva.

Lembrando que este valor é medido em milímetros (mm).

CEMADEN

 

Acesso à estação Pluviométrica Automática Ponte do Ribeirão Lavapés

Para acessar as imagens da Estação Pluviométrica Automática Ponte do Ribeirão Lavapés, clique em: http://sjc.salvar.cemaden.gov.br/resources/graficos/cemaden/hidro/hidrologica_interativo.html?est=8801&uf=SP

Este link direciona à estação pluviométrica do Ribeirão Lavapés localizado na ponte do Rio Lavapés, entre a Rua Monteiro Lobato e a Av. dos Imigrantes, no Bairro Lavapés.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil visualiza o nível do Ribeirão no trecho do Bairro Lavapés em dias de altas precipitações pluviométricas e com isso é possível ter uma noção do volume de água que está caindo a montante do local. Conforme as setas abaixo, pode-se verificar um período menor ou maior que 24h e também, visualizar 5 ou mais fotos da situação do ribeirão. (Lembrando que o horário utilizado no sistema é o horário UTC, sendo necessário descontar do horário que é mostrado na foto, ou seja, 3h). As fotos são atualizadas de hora em hora.CEMADEM Monteiro Lobato

 

INMET - Instituto Nacional de Meteorologia

A estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), está localizada aos fundos do Ginásio de Esportes Dr. Lourenço Quilici. Esta estação mede Temperatura, Umidade do Ar, Ponto de Orvalho, Pressão Atmosférica (hPa), Velocidade do Vento (m/s), Radiação do sol e a Quantidade de chuva em mm.

O equipamento ainda registra o nascer e o pôr do sol sendo que o mesmo, possui interface para ligação de outros instrumentos de medição.

A Defesa Civil orientamos aos munícipes que, para verificar os índices, o horário utilizado é o UTC (o Horário de Brasília – BRT- Brasília Time em UTC-03:00). Ou seja, se for 16h00, por exemplo, o horário a ser verificado na planilha é - 3h, ou seja, 13h00.

Para verificação da velocidade do vento, a planilha mostra o índice em m/s porém, é preciso transformar em Km/h. Para isto, é necessário efetuar a multiplicação dos valores da velocidade e/ou rajada por 3,6. Ou seja, se no horário escolhido a velocidade do vento estiver marcando, por exemplo, 4,4, multiplica-se este valor por 3,6, tendo como resultado 15,84 km/h.

Para ter acesso a esses dados, basta acessar este link: https://tempo.inmet.gov.br/TabelaEstacoes/A744

INMET

Cadastro Defesa Civil

A Defesa Civil de São Paulo envia mensagens (SMS) diretamente para os cidadãos cadastrados no serviço sobre riscos de tempestades. O serviço de texto fornece informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), responsável pelas mensagens enviadas, ressalta que o serviço é totalmente gratuito. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto por meio do SMS com o CEP de sua cidade para o número 40199.

Saiba mais em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/defesa-civil-ja-se-cadastrou-para-receber-sms-sobre-riscos-de-desastre-2/

IPMet - Instituto de Pesquisas Meteorológicas

Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) é um instituto de meteorologia localizado em Bauru, no interior de São Paulo, e uma unidade complementar da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi criado com o intuito de realizar pesquisas meteorológicas voltadas à utilização em previsão do tempo para o estado de São Paulo.

Ao clicar em https://www.ipmetradar.com.br/alerta/ppigis/index.php, você será direcionado par ao site do IPMet.

Em seguida, clique em Cidades e digitar o nome “Bragança Paulista” e clicar em adicionar. Automaticamente a região do município ficará marcada. Visualmente conseguimos verificar como está a situação pela região próxima ao município.

Aplicativo SOS Chuva

Para facilitar o acesso às informações de previsão meteorológica, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) desenvolveu o aplicativo SOS Chuva, que está disponível na Google Play (Android) e na Apple Store (iOS).

Veja o passo a passo:

1- Procure na sua loja de aplicativo o APP SOS Chuva (INPE_CPTEC)

Logo SOS Chuva

2- Clique em instalar

SOS Chuva Instalar

3- Após o aplicativo ser instalado, clicar em Abrir

SOS Chuva Abrir

4- Autorizar a permissão para que o APP SOS Chuva acesse a localização do seu dispositivo durante o uso

SOS Chuva Permissão

5- Clicar em Menu REGIÕES

SOS Chuva Menu Regiões

6- Selecionar o Radar SP – São Roque e, após isto, selecionar de novo o menu regiões para a janela se fechar

SOS Chuva São Roque

7- Ao selecionar o menu Legenda, abre a janela de índice pluviométrico e uma escala de quantidade de chuvas em mm e escala de cores. Conforme a cor que o radar estiver mostrando no momento da leitura, é a previsão (Quantidade) de chuva que está ocorrendo no local no momento.

SOS Chuva Legenda

8-  Ao clicar no menu conforme à esquerda, o APP abrirá uma janela com vários itens disponíveis para consulta

SOS Chuva Menu esquerda

9- Neste menu, há a possibilidade de verificar a previsão de chuvas para depois de 20 minutos e como a nossa região estará.

SOS Chuva Menu tempo real20 minutos

Pronto. Você já consegue ver a previsão do tempo atualizada na palma da sua mão.

 

DEMAIS LINKS

 

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo

http://www.defesacivil.sp.gov.br/

 

Clima Tempo Bragança Paulista

https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/411/bragancapaulista-sp

 

Centro integrado de informações agrometeorológicas – CIIAGRO

http://www.ciiagro.org.br/ema/index.php?id=14

 

CPTEC - INPE (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

https://www.cptec.inpe.br/sp/braganca-paulista