ASES lança livro “Assombro e Encantamento” e inaugura a exposição das ilustrações no Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid
O evento fez parte do calendário do Maio Cultural 2024.
Na noite da última quinta-feira (16/05), a Associação de Escritores de Bragança Paulista (ASES) lançou o livro “Assombro e Encantamento: encontros com seres imaginários”, no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid. A publicação conta com o apoio da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e faz parte do calendário de eventos do Maio Cultural 2024.
Além disso, foi inaugurada a exposição com as 34 ilustrações presentes na obra, de autoria do pesquisador de folclore, ilustrador e escritor, Caio Sales. Na ocasião, estiveram presentes os membros da ASES, autoridades do município, familiares e amigos dos escritores.
Segundo a Presidente da Associação, Henriette Effenberger, a ideia surgiu quando a cidade de Potim - SP homenageou Bragança Paulista na edição de 2022 da Festa do Folclore e a ASES colaborou com materiais e informações da cidade. “Em reunião com os membros da diretoria, percebemos que o folclore nunca havia sido trabalhado por nós e assim surgiu o tema deste livro. O Caio era um novo membro da ASES e como pesquisador do folclore e ilustrador se dispôs a ilustrar gratuitamente o livro”, completou.
A Prefeitura parabenizo a todos os escritores desta obra e deseja muito sucesso. Relembrando que em 2022 foi sancionada a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que visa incentivar financeiramente projetos e ações culturais, para garantir que todos os fazedores de cultura e coletivos artísticos e/ou culturais sejam amplamente beneficiados. O valor total é de R$ 600 mil e esse aporte será pago aos contemplados no próximo mês.
Os membros da ASES escolheram a criatura e escreveram, em gênero literário de livre opção, um texto com essa experiência inusitada de encontrar um ser imaginário. Nesse processo, foram encontrados motivos para refletir, chorar ou sorrir, questionar ou recordar. O resultado disso pode ser conferido nas 200 páginas do livro.
“Essas lendas são um espelho das pessoas, revelando seus medos, vontades ou até fenômenos naturais, onde cada um vai poder se encontrar nas histórias, seja pelas memórias de infância ou por outras conexões, através dessa manifestação dos saberes do povo que é o folclore”, disse o ilustrador e escritor Caio Sales, que também escreveu um dos contos da antologia.
A exposição ficará até o dia 23 de maio, no saguão do Centro Cultural, localizado na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251, no Centro, das 8h às 17h. Junto às ilustrações há um QrCode para baixar todo o conteúdo do livro. Já a programação completa do Maio Cultural está disponível em: https://braganca.sp.gov.br/destaque/confira-a-programacao-do-maio-cultural-2024.




