Comitê de Enfrentamento às Mudanças Climáticas reúne secretarias e define ações preventivas para períodos de estiagem, calor e chuvas intensas
Encontro alinhou medidas de prevenção às queimadas, preparação para o El Niño e continuidade da Operação De Olho na Chuva
A preparação do município para enfrentar eventos climáticos extremos ganhou mais um importante passo com a atuação integrada das secretarias municipais. O Comitê de Enfrentamento Mudanças Climáticas realizou uma reunião na última quarta-feira, 22, para definir medidas, alinhar responsabilidades e organizar ações voltadas aos períodos de estiagem, queimadas, ondas de calor e chuvas intensas.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o encontro reuniu representantes das secretarias de Educação, Saúde, Segurança e Defesa Civil, Assistência e Desenvolvimento Social, Habitação, Comunicação e demais áreas envolvidas. A proposta é unir esforços para antecipar situações de risco, organizar responsabilidades e garantir uma atuação mais rápida e eficiente quando necessário.
Operação Estiagem
Entre as prioridades está a preparação para o período de seca e o enfrentamento às queimadas, com a Operação Estiagem. As ações previstas incluem a notificação de proprietários rurais com orientações preventivas, o mapeamento de áreas públicas mais suscetíveis, a intensificação das rondas de fiscalização e monitoramento pela Guarda Civil Municipal e Secretaria de Meio Ambiente, campanhas de orientação à população e a articulação das brigadas voluntárias junto à Defesa Civil e à Guarda Civil Municipal.
A campanha de prevenção às queimadas já está em andamento e novas ações de comunicação serão desenvolvidas para ampliar a conscientização da população sobre os cuidados durante o período de maior risco.
El Niño
O comitê também iniciou os preparativos para possíveis impactos relacionados ao El Niño, com previsão de cenários de calor extremo e possibilidade de chuvas intensas. O planejamento envolve atenção especial às ondas de calor, com ações voltadas para a saúde, educação, esporte e assistência social.
Para acompanhar os períodos de altas temperaturas, o município trabalhará com níveis de calor que indicam a intensidade e a duração das condições climáticas. Para cada nível de calor serão adotadas medidas específicas.
Na área da Saúde, o planejamento prevê atendimento aos grupos vulneráveis e campanhas de prevenção. Nas escolas, serão reforçadas orientações sobre os cuidados com o calor e a climatização dos ambientes. Para atividades esportivas, serão divulgadas recomendações para práticas ao ar livre, enquanto a população em situação de rua receberá atenção especial.
De Olho na Chuva
Outro tema discutido foi a continuidade da Operação “De Olho na Chuva”. Lançado em julho de 2025, o programa entra em uma nova fase de planejamento preventivo para o período chuvoso. A etapa prevê o levantamento dos preparativos necessários, definição do cronograma de execução, atualização das datas das ações, indicação dos responsáveis por cada atividade, estabelecimento de prazos e integração entre as secretarias.
Como encaminhamento da reunião, cada secretaria participante irá apresentar, na próxima semana, um plano de ação com as medidas que serão desenvolvidas dentro de sua área de atuação. A partir desse trabalho conjunto, o Comitê de Mudanças Climáticas seguirá acompanhando os cenários, fortalecendo a prevenção e preparando o município para responder aos desafios ambientais com planejamento e integração.
