O canal virtual de atendimento ao público, disponibilizado neste site, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, lançada em janeiro de 2014, como forma de assegurar mais uma meio de comunicação entre a prefeitura e a população. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe e participe do processo de elaboração, revisão e adequação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Bragança Paulista e elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A Administração Municipal acredita que a transparência e a participação social são os principais instrumentos para que a população colabore com o controle das ações de seus governantes, no intuito de checar se os planos estão sendo trabalhados como deveriam.

 
Aqui, você poderá acompanhar e participar passo a passo, da elaboração, revisão e adequação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Bragança Paulista e elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
 

Aqui você também encontrará todas as notícias e informações sobre as reuniões de trabalho, bem como formulário para envio de sugestões, críticas e dúvidas.

 
Este será o seu canal direto com o grupo de trabalho que está elaborando os planos. Faça você também a sua parte e participe!
Além do formulário para dúvidas ou sugestões utilize também o telefone (11) 4034-6780, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Os Planos Municipais de Saneamento  Básico (PMSB) e  de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) do município de Bragança Paulista estão sendo elaborados a partir do Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Prefeitura de Bragança Paulista e a Agência PCJ.

 
Para a construção dos planos, vale lembrar que já foram apresentados um Plano de Trabalho e um Plano de Mobilização Social. Agora os próximos passos são: apresentação dos Diagnósticos dos Sistemas; Prognósticos, Objetivos e Metas; Concepção dos Sistemas e Mecanismos de Avaliação, Regulação e Controle Social – Estudo de Viabilidade Econômico Financeira e Modicidade Tarifária.
 
Para isto, existe um grupo de trabalho local, instituído pelo prefeito Fernão Dias, conforme o decreto º 1.718, composto por representantes de diversas secretarias sob a coordenação do secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco Chen de Araújo Braga.
 
Os custos da elaboração do plano são da Agência PCJ, o que deve gerar ao município uma economia de aproximadamente R$ 750 mil, conforme valor estipulado no edital de licitação.
Com a construção dos planos a Prefeitura terá uma importante ferramenta de gestão para alcançar melhoria das condições sanitárias e ambientais e consequentemente de qualidade de vida da população.
 

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

 Apresentação "O Planejamento de Saneamento Básico"

 Diagnóstico da Situação da Prestação de Serviços de Saneamento Básico

 O Planejamento como Papel Fundamental das Cidades na Prestação de Serviços de Saneamento Básico

 P04, P05 e P06 | Prognósticos Ações de Emergência Instrumentos

 Palestra de Saneamento Básico PCJ

 Plano de Mobilização Social

 Plano de Saneamento Básico Participativo

 Plano de Trabalho completo

 Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário

 Volume I PMSB e PMGIRS Bragança Paulista

 Volume II PMSB e PMGIRS Bragança Paulista

 

LINK GOVERNO FEDERAL

 Política Nacional de Saneamento Básico e Política Nacional de Resíduos Sólidos

 

Produto 7 - PMSB e PMGIRS

 Volume I - PMSB e PMGIRS – Bragança Paulista

 Volume II – PMSB e PMGIRS – Bragança Paulista